• Av. Dom Hélder Câmara, 7695 Abolição - Rio de Janeiro - RJ

Mosquitos

Biologia:

Após sugar sangue, a fêmea irá depositar seus ovos em coleções de água. Na água os ovos irão flutuar por alguns dias, até sua eclosão.

As larvas passam por 4 ecdises. As larvas mais comuns (Aedes e Culex) constroem um tubo (sifão) junto de seu oitavo segmento abdominal, o que lhes permite respirar mesmo estando submersos, fazendo assim um contato com o meio externo.

Já em Anopheles um espiráculo modificado tambémno oitavo segmento abdominal se responsabiliza por tal contato.

Após a quarta ecdises as larvas se transformam em pupas, que são bastantes ativas. No final da fase pupal localizadas na superfície da água, as pupas removem seus exoesqueletos e liberam o adulto que terá vida fora d'água.

O tempo de desenvolvimento de ovo a adulto é em média de 10 a 14 dias. Fêmeas adultas podem viver de 1 a 2 meses.

Capacidade de vôo

Pode ser bastante influenciada pelo vento, chegando a atingir mais de 30KM. Normalmente um vôo fica restrito a limites que variam de 8 a 16 KM.

Onde Encontrar

Pontos de água parada (larvas Culex e Anopheles em água poluída e Aedes em água limpa) e moitas ou arbustos (adultos de Culex e Anopheles tem hábito noturno, já o Aedes tem hábito diurno).

Controle

Eliminação de pontos com água parada, aplicação de larvicida na forma granular ou líquida em coleções de águas infestadas ou suspeitas, ou ainda de reguladores de crescimento.

Adultos devem ser controlados com atomizações ou termonebulizações em horário preferênciais de vôo para o gênero em questão e voltados arbustos ou capins.